Hortas Comunitárias (Plantas medicinais)
A introdução de plantas medicinais e serviços relacionados à fitoterapia no SUS, em conformidade com as diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde, constituem um grande avanço para o reconhecimento da complexa diversidade das concepções de doença e saúde presentes no contexto brasileiro. Isso não é tão somente consuetudinário ao respeito e à preservação das culturas locais. É mais do que isso: é um novo paradigma metodológico de intervenção e de promoção da saúde.
A partir da aprovação da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, por meio do Decreto Presidencial Nº. 5.813, de 22 de junho de 2006, surge, como grande e factível alternativa ao modelo pouco acessível da alopatia, a possibilidade de que a própria comunidade se instrumentalize para produzir todos os recursos necessários à promoção da saúde de seus membros. Com isso, espera-se diminuir a dependência dessas populações em relação aos medicamentos dos grandes laboratórios, além de promover e reconhecer as práticas populares e tradicionais na produção de remédios caseiros – que não se resumem apenas à idéia do “princípio ativo”. Assim, a inclusão da agricultura familiar nas cadeias e nos arranjos produtivos das plantas medicinais é uma etapa fundamental na construção de uma fitoterapia verdadeiramente eficaz para toda a comunidade.
Nós, da AmaPira, acreditamos que é preciso reverter a lógica baseada na dependência exclusivamente médica, na qual o medicamento surge como um instrumento de dominação técnica e econômica. Contudo, para atuar sobre esta questão, estamos comprometidos com um trabalho genuinamente científico. Acreditamos ser necessário, além da organização prática de hortas populares baseadas no próprio conhecimento local sobre fitoterapia, a organização de grupos de estudos que viabilizem e capacitem os agricultores e as respectivas organizações comunitárias. Essa capacitação teria com objetivo ações de identificação das espécies medicinais e o planejamento e desenvolvimento da produção ecológica dessas plantas (medicinais, aromáticas e condimentares) que compõem a plêiade dos recursos terapêuticos de cada comunidade.
Calcula-se que até hoje somente 10% de todas as plantas do planeta têm sido submetidas à análise sistemática para identificar substâncias ativas e poucos são os laboratórios para identificação e processamento de baixo custo. Neste contexto, o Projeto intitulado “O poder das plantas” se pretende mais uma ferramenta para compor o quadro de pesquisas que abordem a utilização de plantas medicinais na região de Piracicaba. Nossa expectativa é de que, num futuro próximo, possamos validar seus usos e fortalecer a fitoterapia no Sistema Único de Saúde.
Para tanto são imprescindíveis ações múltilpas. A extensão universitária em conjunto com a agricultura familiar é um primeiro ponto. Parcerias com outras ONGs, com o poder público e com a iniciativa privada são, não menos, fortemente desejadas. Almejamos, neste sentido, promover uma ação concertada de estudos e qualificação de mão de obra, possibilitando inclusão social e produção de renda às comunidades locais do entorno de Piracicaba e região.
Responsável técnico
MSc. George Rodrigues Lambais
Biólogo
Responsável técnico
MSc. George Rodrigues Lambais
Biólogo
__________________________________________________________________________
Bibliotecas Comunitárias
Projeto de bibliotecas comunitárias livres
Nossos objetivos:
Fomentar o habito da leitura:
Disponibilizando livros em parceria com estabelecimentos comerciais nas periferias da cidade.
Criar e dar suporte a bibliotecas nas associações de moradores de Bairro, creches e igrejas.
Esperamos com essas ações modificar ou melhorar a relação individuo/comunidade e trabalhar os conceitos de cidadania e pertencimento.
O sistema de empréstimos é o mais aberto possível, o cidadão é convidado a pegar um livro da prateleira devolvendo quando acabar a leitura.
No caso de locais onde seja possível a instalação de uma biblioteca comunitária, oferecemos os livros e o suporte para o funcionamento da biblioteca.
Seja nosso parceiro, apoiando com doação de livros ou tornando-se um parceiro apoiador do projeto, para maiores informações nos escreva um e-mail e nos ajude a continuar caminhando na direção de uma sociedade mais justa. Seja um agente da transformação.
Dentro do livro Teremos o seguinte carimbo:
Projeto:
Leve o livro livre a mente.
Projeto de bibliotecas comunitárias livres.
Você tem uma jóia nas mãos, uma janela para outros mundos, cuide bem dela.
Após terminar sua viajem, por meio da leitura desta obra, devolva-a no local onde a emprestou.
Aproveite que você estará lá e embarque em mais uma.
Pegue outro exemplar.
Amapira – Associação dos Amigos da cidadania e do meio ambiente de Piracicaba
http://ongamapira.blogspot.com/
__________________________________________________________________________
Orientação Vocacional
Programa de Orientação Vocacional destinado a estudantes dos 2º e 3º anos do ensino médio das escolas públicas de Piracicaba apoiado pela AMAPIRA – Associação dos Amigos da Cidadania e do meio ambiente de Piracicaba.
Publico Alvo:
Estudantes do ensino médio cursando o 2º e 3º anos nas escolas públicas de Piracicaba.
Objetivos:
Este programa visa à orientação vocacional para adolescentes que estejam cursando o 2º e 3º anos do ensino médio, auxiliando-os na escolha de uma profissão/carreira por meio de entrevistas, testes, questionários e discussões em grupo, ministrados por psicólogos.
Metodologia e Desenvolvimento:
A cada encontro serão utilizadas dinâmicas de grupo voltadas a reflexão do macro contexto em que o adolescente está inserido e ao processo de empoderamento de sua própria vida estudantil e profissional seguida de discussão em grupo e de tarefas escritas programadas (a serem realizadas tanto no momento de grupo quanto em casa).
Os grupos serão compostos de no máximo 15 adolescentes. O programa é composto de aproximadamente 10 encontros semanais, cuja duração é de 2h.30min., quanto aos temas específicos abordados durante o processo temos: estrutura familiar, desenvolvimento escolar, dinâmica das profissões etc.
Alem dos encontros semanais aos sábados e alguns domingos, será proposta a produção de textos reflexivos, desenvolvidos em casa.
A AMAPIRA fica a disposição para maiores esclarecimentos, bem como para apresentação do projeto na escola, bastando para tanto contato via e-mail: amapira@ymail.com.br
Carlos Eduardo Campos Peixe
__________________________________________________________________________
Orientação Vocacional
Programa de Orientação Vocacional destinado a estudantes dos 2º e 3º anos do ensino médio das escolas públicas de Piracicaba apoiado pela AMAPIRA – Associação dos Amigos da Cidadania e do meio ambiente de Piracicaba.
Publico Alvo:
Estudantes do ensino médio cursando o 2º e 3º anos nas escolas públicas de Piracicaba.
Objetivos:
Este programa visa à orientação vocacional para adolescentes que estejam cursando o 2º e 3º anos do ensino médio, auxiliando-os na escolha de uma profissão/carreira por meio de entrevistas, testes, questionários e discussões em grupo, ministrados por psicólogos.
Metodologia e Desenvolvimento:
A cada encontro serão utilizadas dinâmicas de grupo voltadas a reflexão do macro contexto em que o adolescente está inserido e ao processo de empoderamento de sua própria vida estudantil e profissional seguida de discussão em grupo e de tarefas escritas programadas (a serem realizadas tanto no momento de grupo quanto em casa).
Os grupos serão compostos de no máximo 15 adolescentes. O programa é composto de aproximadamente 10 encontros semanais, cuja duração é de 2h.30min., quanto aos temas específicos abordados durante o processo temos: estrutura familiar, desenvolvimento escolar, dinâmica das profissões etc.
Alem dos encontros semanais aos sábados e alguns domingos, será proposta a produção de textos reflexivos, desenvolvidos em casa.
A AMAPIRA fica a disposição para maiores esclarecimentos, bem como para apresentação do projeto na escola, bastando para tanto contato via e-mail: amapira@ymail.com.br
Carlos Eduardo Campos Peixe